O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizaram nesta segunda-feira (6) uma videoconferência de 30 minutos, na qual Lula pediu a remoção da sobretaxa de 50% aplicada pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a conversa entre os líderes foi avaliada como “positiva” sob a perspectiva econômica.
O Planalto informou que a videoconferência aconteceu em tom amistoso, e ambos os presidentes lembraram da boa sintonia durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Eles reforçaram a impressão positiva daquele encontro e demonstraram interesse em estreitar a comunicação direta, inclusive trocando contatos telefônicos.
Lula destacou que o diálogo representa uma “oportunidade para restaurar as relações amistosas de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”. O presidente brasileiro ressaltou ainda que o Brasil é um dos três países do G20 com superávit na balança de bens e serviços em relação aos EUA.
Durante a conversa, Lula solicitou oficialmente a retirada da sobretaxa de 50% sobre produtos nacionais, bem como a revisão de medidas restritivas contra autoridades brasileiras. O Planalto acrescentou que Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar continuidade às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro Fernando Haddad.
Os presidentes também planejaram um encontro presencial em breve, com Lula sugerindo que a reunião ocorra durante a Cúpula da ASEAN, na Malásia. Ele reforçou o convite a Trump para participar da COP30, em Belém, e se colocou à disposição para visitar os Estados Unidos.
Ministro da AGU alerta para os possíveis problemas da pejotização
fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Comentários
Postar um comentário